quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A minha luta com o acne + Primeiras impressões La Roche-Posay Effaclar

Como acho que já referi em alguns post aqui no blog eu sofro de acne, um acne bastante teimoso por vezes, e o pior, a juntar a isso tenho uma pele sensível e que facilmente desidrata quando uso produtos mais agressivos para tratar o acne.
Tendo eu acne desde os 12 anos ao longo do tempo fui procurando informação que me permitisse lidar com o problema e experimentando vários produtos.
 Aos 14 anos o meu acne agravou-se de tal forma que o meu médico de família me mandou ao dermatologista. A senhora lá me diagnosticou acne cística (a forma de acne mais severa e dolorosa) e receitou-me a pílula e um creme bastante forte chamado Diferin. Passado um ano a minha acne cística estava praticamente curada, no entanto a minha pele estava uma desgraça! Desidratada, incrivelmente sensível, a repuxar.. efeito que passou passados uns meses, e a acne voltou, mais fraca e sem os nódulos, mas voltou. E a partir dai fiquei com a pele que tenho hoje, oleosa, sensível, com tendência acneica e sem qualquer coragem de voltar à dermatologista visto que a primeira vez não tinha corrido exactamente bem.
Depois de 3 anos a experimentar todos os produtos de todas as gama de supermercado para peles com tendência acneica e até alguns bem caros de perfumarias (passando pelos afamados 3 passos da clinique) que só me secavam e agrediam a pele (depois da lavagem a minha pele ficava a repuxar tanto que ansiava pelo momento de passar o hidratante) e não tinham qualquer efeito no meu acne, alguns atá o agravavam, ontem, finalmente, dirigi-me a uma farmácia local e pedi para falar com um farmacêutico. Explicada a minha história e situação à farmacêutica, uma senhora muito simpática que admitiu que ela própria já tinha sofrido dos mesmos problemas, ela recomendou me 3 produtos da linha La Roche-Posay  Effaclar: 



  1. Effaclar mousse purificante para pele oleosa e sensível 200ml;
  2. Effaclar loção adstringente microesfoliante 200ml;
  3. Effaclar Duo - cuidado anti-imperfeições corretor e desincrustante 40ml;
  4. Agua Mincelar purificante para pele oleosa e sensível (oferta com a mousse);
Todos eles são formulados para pele oleosa, sensível e com imperfeições. A gama, como um todo (isto é, os 3 produtos, trabalhando em conjunto) promete purificar os poros, tratar e secar as imperfeições, reequilibrar a pele, diminuir os poros e afinar o grão da pele tornando-a mais lisa. Se assim for, esta gama é mesmo a resposta a todas as minhas preces!
Ontem comecei a utilizá-los e decidi trazer-vos as minhas primeiras impressões sobre estes produtos. 
As embalagens são muito práticas e não desperdiçam produto e gostei do branco e azul, simples. Apesar de ser uma marca francesa na parte de trás das embalagens existem instruções e informações em várias línguas, sendo o português uma delas. O cheiro é suave e agradável em toda a gama e desaparece depois que os produtos entram em contacto com a pele.
A mousse de limpeza é transparente e tem uma textura fluída e quando se coloca um pouquinho nas mãos ela faz logo espuma abundante e é muito suave no rosto.  Gosto do facto de ter pH 5.5, ou seja, neutro e não conter sabão, algo que consegui verificar logo à primeira utilização pois ao contrário de todos os geis de limpeza que já utilizei este não me ressecou a pele e depois da lavagem senti a minha pele limpa mas ao contrário do habitual continuava confortável sem aquela ansiedade do hidratante do costume.
O tónico apesar de conter álcool nos seus ingredientes e também ácido salicílico não se mostrou agressivo ou ressencante (é de ter em conta que ainda só utilizei duas vezes e há possibilidade de mais tarde a minha opinião mudar, mas para já a minha opinião é que é muito confortável de passar na pele.
O hidratante com muita pena minha tem só 40ml mas verdade seja dita é preciso muito pouco para a cara toda. É um gel de cor esbranquiçada que se espalha facilmente e que não deixa a pele oleosa (se controla a oleosidade ao longo do dia não posso dizer porque como já disse ainda só usei duas vezes, de qualquer forma também não é isso que ele se propõe a fazer).
Por fim, a água mincelar, é só uma amostra mas penso que vou acabar por comprar o tamanho grande. Só usei uma vez, ontem à noite para remover a maquilhagem. Funciona de forma semelhante (se não igual) à água mincelar da Bioderma sendo esta da La Roche-Posay, se não me engano, mais barata e adequada a pele oleosa e sensível (acho que a Bioderma também tem uma versão assim). Gostei de como retirou a maquilhagem de forma tão fácil e como não irritou a minha pele e deixou-a com uma sensação de limpeza e frescura. Gostei mesmo muito.

Resumindo, a minha primeira impressão destes produtos é muito boa, espero que ela se mantenha e que eles realmente mudem a minha pele porque sem dúvida já é altura! Pode ser que seja desta. Desejem-me sorte :)

P.S. Se quiserem que depois faça review destes produtos quando os estiver a usar à mais tempo digam-me nos comentários por favor! Beijinhos <3 div="">

7 comentários:

  1. Acho que seria bom uma review futura sobre estes produtos, quando já tivesses tido tempo para analisar os seus efeitos a longo prazo na pele! Tal como tu, também sofro de acne severa e isto torna-se um martírio porque também nunca me dou bem com nenhum tipo de gama. Neste momento, nem estou a utilizar nenhuma porque nada resultava! Espero que essa seja diferente!

    Já agora gosto muito do teu trabalho no blog! Beijinho :)

    Diana Silva

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida é muito bom saber que vocês gostam, ter o vosso feedback!
    A minha ideia sempre foi fazer a review. Eu sei o que é usar tudo e nada funcionar e se estes produtos me ajudarem sem dúvida que vou partilhar com vocês para que possam também experimentar e possivelmente eles ajudarem-vos a vocês também! É sempre esse o meu objectivo, ajudar-vos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá jessica

    estou agora a conhecer o blog pela 1ªvez e gostei muito deste post, visto que também sofro de acne. Como já passou algum tempo desde que escreves-te o post, podes agora dizer se o tratamento esta a resultar contigo?

    Vou continuar a seguir o blog. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá :)
      eu estou á espera que faça pelo menos 1 mês de uso antes de fazer a review mas posso desde já adiantar-te que está a resultar muitíssimo bem, nunca tive nenhuma gama/ produto que funcionasse ão bem na minha pele. não me seca nem desidrata a pele e seca o acne e evita que ele apareça. Até os meus pontos brancos (que eu tinha imensos!) têm secado e desaparecido. Em principio dia 14 deste mês sai a review!
      Beijinhos e obrigada por seguires :)

      Eliminar
  4. Olá, :)
    Acne para mim também foi um problema, não tão grande como o teu, é certo, mas levou a que há uns três anos atrás o dermatologista me tenha receitado epiduo gel (penso que só se pode adquirir com receita médica), e digo-te que foi a solução para o meu problema! Continuo a usar, já não todos os dias, e só tenho uma borbulha de vez em quando. Fantástico!
    Mas fico contente que te estejas a dar bem com esta gama :)
    Beijinhos, Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando fui á dermatologista ela também me receitou um medicamento em gel, o diferin que até resolve na altura mas que agora já só estava a secar a minha pele e sem efeito as borbulhas. Ainda bem que contigo a dermatologista foi melhor do que comigo :)
      Beijinhos

      Eliminar

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)