segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Especial Regresso às aulas- Pequeno almoço

O pequeno almoço é  muito importante em qualquer altura mas quando se trata de tempo de aulas torna-se ainda mais! É  a primeira refeição do dia e a que ingerimos depois de várias horas sem comer o que faz com que seja a refeição que mais vai afectar o nosso organismo ao longo do dia.

O problema é que em tempo de aulas todos os minutos da nossa manhã são preciosos e normalmente deixamos-nos dormir até ao último segundo possível e depois muitas vezes não temos tempo de tomar o pequeno almoço, ou fazemos escolhas no mínimo duvidosas e cheias de açúcar.

Por isso e porque a hora de voltar ás aulas está quase a chegar, hoje decidi trazer-vos algumas sugestões de pequenos almoços rápidos mas saudáveis  que são boas escolhas nutricionais sem perder o sabor.

Sugestão 1: muesli com iogurte grego e fruta:

Normalmente é a opção para a qual mais me  inclino todos os dias. É simples, fácil, muito saboroso e em termos nutricionais muito equilibrado. Basta colocar um iogurte grego numa taça, juntar-lhe duas colheres de muesli e a vossa fruta favorita (no meu caso uso imensas vez frutos vermelhos e kiwis) e está pronto. Demora menos de 3 min a fazer e deixa-vos uma sensação de saciedade durante muito tempo. É muito bom para os dias em que se tem muitas aulas de manhã e pouco tempo para comer entre elas.




Sugestão 2: Pão integral ou de mistura com fiambre de frango/perú ou queijo fresco, leite ou café e uma porção de fruta:

É provavelmente o pequeno almoço que a maioria das pessoas consideram como saudável. O pão integral e o pão de mistura são os mais saudáveis pois demoram mais a serem digeridos e fornecem nutrientes completos ao nosso corpo, o fiambre de frango/perú são a melhor escolha pois são carnes magras e pouco ricas em gordura. O mesmo se aplica ao queijo fresco. Quem não tem acesso a pão fresco diariamente aqui fica um truque, podem comprar e congelar o pão. No dia anterior, à noite, basta retirarem e deixarem a descongelar durante a noite. Fica óptimo, parece acabado de comprar!


Sugestão 3: Cereais Integrais com leite e uma porção de fruta:

É super fácil, não precisa de grandes explicações. O leite pode ser magro ou meio gordo e os cereais devem ser escolhidos com atenção quanto ao açúcar e devendo ser integrais o que significa que serão digeridos por mais tempo mantendo por isso a saciedade. A fruta é sempre à vossa escolha.


Sugestão 4: Pão integral/mistura torrado com doce e leite ou chá:

Para os dias em que se acorda com um dente doce. O pão torrado tem uma textura crocante e o doce acrescenta o toque de açúcar, mas atenção, não se deve nunca abusar do doce pois em excesso é muito prejudicial. Com as torradas normalmente opto por chá verde, pois tem alguma cafeína que ajuda a acordar e além de mais é antioxidante e depurante. Quem não gosta pode acompanhar com leite. Por fim, para quem não gosta nem de leite nem dos chás ditos habituais,  existem agora alguns com sabores como frutos vermelhos, canela maçã, frutos do bosque.. São muito bons e não têm açúcar!



Sugestão 5: Smothie de fruta, leite e muesli:

Para quem não gosta ou tem dificuldade em comer algo logo pela manhã esta é uma opção muito boa. Num liquidificador basta juntar leite magro ou meio gordo, fruta (frutos vermelhos, kiwis, banana, pêssego ou outros) e ainda uma ou duas colheres de muesli. Não acrescentem qualquer açúcar, e no máximo dos máximos, se estiverem para cair nessa tentação, acrescentem meia colher de sobremesa de mel e misturem tudo até obter um liquido homogéneo. Depois é só beber. Delicioso e nutritivo.




Seja qual for a vossa opção o mais importante é mesmo que tomem o pequeno almoço e que este seja equilibrado devendo ter sempre preferencialmente uma porção de pão/cereais, uma de leite e derivados e uma de fruta devendo ser o menos rico em açúcar possível e sempre o mais saudável que conseguirem.

Vocês o que comem ao pequeno almoço? Consideram-no importante?
Beijinhos :)


1 comentário:

  1. É assim querida depende. A da Eastpak é mais simples e provavelmente vai funcionar melhor com mais looks no entanto a outra é maior e se tens de levar mais coisas provavelmente essa terá mais arrumação, até para aqueles dossiers maiores ou se fores daquelas pessoas que leva o mundo atrás e assim. Agora tens de decidir tu, com as tuas necessidades de espaço e claro, qual das duas gostas mais. A mais clara com certeza se vai sujar com maior facilidade. A da Eastpak é um pouco mais baratinha, apesar de a diferença não ser muita e penso que ambas devam ser bastante resistentes. Ambas são muito femininas, mas eu acho que se tencionas manter a mochila para todo o secundário aconselho a da Estpak só mesmo porque a outra tem padrão étnico que é tendência este ano e que depois provavelmente irá sair de moda e a cinzenta é mais clássica. Espero ter ajudado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)