quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pinceis de maquilhagem - Como e porque devemos mantê-los limpos!


Todas as pessoas que adoram maquilhagem sabem o quanto é importante ter alguns bons pincéis de forma a conseguirmos um resultado mais profissional e também a facilitar a aplicação e trabalho dessa mesma maquilhagem. Tudo isto é muito bonito mas os pinceis podem ser autênticas fontes de bactérias! Sobretudo os pinceis de base e pó. Pinceis sujos podem agravar o acne ou até causar alergias! Assim sendo é de extrema importância manter os pinceis limpos e desinfetados para evitar todas estas calamidades.

Desta forma eu pessoalmente lavo os meus pinceis todas as semanas porque me maquilho todos os dias, ou quase todos os dias. Para as meninas que se maquilham menos do que eu, por exemplo apenas para uma saída ao fim-de-semana por exemplo podem lavá-los de 15 em 15 dias ou uma vez por mês.


Passando ao processo em si, é muito simples, esta é a forma que eu acho mais prática mas há milhentas outras formas para atingir o mesmo objectivo, eu uso esta apenas porque é a que gosto mais mas se não gostarem podem adaptar á vossa maneira!




Numa tacinha coloco igual quantidade de água quente e de álcool etílico a 70% (é importante que seja mesmo a 70% porque é o único que mata eficazmente as bactérias e ao mesmo tempo "quebra" a maquilhagem) e uma colher de sopa de um champô suave (uso normalmente Johnson's baby).
O processo é muitíssimo simples, levo esta tacinha e os meus pinceis para junto do lava mãos e molho o pincel na mistura da  tacinha, em seguida "esfrego" suavemente os pinceis na palma da mão de baixo de água morna corrente até a água sair limpa, e repito, ou seja molho novamente o pincel na mistura e faço como  da primeira vez para garantir que não ficaram quaisquer resíduos de maquilhagem ou bactérias no pincel. Os mais difíceis de lavar são os pinceis de base e de pó, sendo os que precisam de mais tempo e mais repetições no processo para ficarem bem limpos, pois na verdade são aqueles que devem dicar melhor higienizados visto que entram em contacto direto com a nossa pele.
Depois de estarem bem limpos o ideal é escorrer a água e com uma toalha limpa "apertar" as cerdas do pincel para retirar a maior quantidade de água possível e deixar assim o pincel na sua forma original pronto para poder ser colocado em cima de outra toalha na posição horizontal a secar naturalmente, sem calor nem secadores que danificam em muito os pinceis.

É verdade que existem no mercado vários géis de limpeza próprios para o efeito mas a maioria são na minha opinião um desperdício de dinheiro quando podemos fazer desta forma. Eu lavo os meus pinceis assim desde sempre e eles continuam como novos pelo que isto não trás qualquer dano aos mesmos.
E vocês como lavam os vossos pinceis de maquilhagem?
Beijinhos!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)