sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Stop craving!

Quantas vezes não fazemos um enorme esforço para comer de forma saudável durante as refeições e depois, nos intervalos das mesmas caímos em tentação e de forma crassa! E são barrinhas de chocolate, um hambúrguer ao lanche,um refrigerante ou dois etc etc.. E depois de começar-mos parece que só nos dá vontade de continuar e entramos num ciclo de fast-food que parece impossível de quebrar. Os culpados? Continuem a ler :)



 Os problemas:

São essencialmente dois, ambos graves mas fáceis de resolver.

1. Nós deixamos o nosso corpo passar fome! Não em questões de quantidade de comida mas sim na qualidade. Mais do que de ter o estomago cheio de tempos a tempos, o nosso corpo tem necessidade de vitaminas e minerais de de vários outros nutrientes básicos ao seu bom funcionamento. As comidas "plasticas" e as "fast-food" são muito ricas em gordura e açúcar mas muito muito pobres em nutrientes, por isso é que passadas poucas horas de uma refeição de fast-food o nosso corpo volta rapidamente a pedir comida, porque apesar de lhe termos fornecido calorias não lhe demos o essencial, os nutrientes. E assim o corpo continua a pedir e como não lhe damos a comida certa ele pede sempre mais e mais, e gera-se sempre o mesmo ciclo vicioso!

2. Os picos de açúcar no sangue. E este ponto já exige uma explicação um pouco mais "cientifica".


 Na imagem esta representado o ciclo de açúcar no sangue numa alimentação rica em hidratos de carbono simples e em gorduras processadas. Quando ingerimos estes alimentos muito processados, com alto índice glicêmico e que o nosso corpo tem dificuldade em encaminhar da forma correta há um pico de açúcar no nosso sangue.No entanto esse pico não se pode prolongar por muito tempo e por isso o corpo dá ordem ao pâncreas para que produza insulina que ajuda o açúcar a "entrar" nas células, local onde vai ser transformado em energia funcional. Desta forma o nível de açúcar no sangue desce drasticamente dando origem a uma situação de hipoglicêmia que por sua vez nos provoca uma sensação de fome. E o ciclo repete-se mais uma vez indefinidamente. 
Este ciclo do açúcar no sangue não é nada saudável porque além de provocar a nossa constante necessidade destes petiscos altamente calóricos pode também como tempo levar a fadiga, inflamação (que ajuda a agravar a acne) e em casos piores, até diabetes.


As soluções:

1. Antes demais devemos obrigar-nos a beber muita água. Por vezes o nosso corpo confunde fome com sede e comemos realmente sem necessidade.
2. Uma ótima maneira de parar com os maus petiscos ao longo do dia é tomar um pequeno almoço bem nutritivo, pobre em hidratos de carbono e gorduras e rico em alimentos com um baixo ig (índice glicêmico). Deixo-vos a tabela a baixo, tentem escolher apenas de entre os das duas tabelas mais a direita!



3. As refeições tentem optar ao máximo por arroz e massa integrais e juntar muitos vegetais á lista, mais uma vez para manter o ig estável e um bom nível de saciedade de nutrientes e evitar a necessidade constante de por alguma coisa na boca.
4. Devemos evitar ao máximo consumir comidas processadas como por exemplo arroz banco, cereais açucarados, manteigas, fritos..Basicamente tudo o que não seja natural e que tenha muita gordura ou muito açúcar.
5. Algo necessário também para resolver este problema é identificar se comemos emocionalmente, isto é, se quando estamos tristes e usamos a comida como escape. Se a resposta for sim então têm de aprender a encontrar outra coisa que vos dê o mesmo conforto da comida ou experimentar substituir os alimentos que comem quando têm essas crises. Eu por exemplo quando estou mais em baixo gosto de comer chocolate, não sei, anima-me.. Mas chocolate normal esta cheio de gordura e açúcar adicionado. Assim, o que fiz quando descobri que fazia esta associação foi substituir o chocolate que comia por apenas um quadradinho de chocolate negro com mais de 70% cacau e sem açúcar adicionado. Podem encontrar outras substituições que também podem ajudar aqui.


6.Quando saírem de casa levem sempre com vocês uma peça de fruta ou um iogurte liquido magro para quando têm necessidade de comer algo entre refeições e não têm nada saudável a mão.

7. Quando forem sair com os amigos por exemplo fujam dos refrigerantes, vão fazer os vossos níveis de açúcar subir a pique (e sabem o que acontece depois..), optem por um chá, quente ou frio ou café com adoçante e na hipótese de não gostarem de nada disto experimentem sumos de fruta naturais que já são opções muito oferecidas ou ainda água com gás ou água de sabores.

8. Em casa mantenham a despensa livre de tentações como batatas fritas, chocolates, gomas, bolachas processadas e com recheios e cereais açucarados e mantenham-na bem recheada com fruta, legumes, leite e derivados, manteigas vegetais, frutos secos, pão, arroz e massa integrais.

Acima de tudo lembrem-se, comer sempre o mais natural e fresco possível, fugindo das comidas processadas e ingerindo açucares e gorduras das quais o nosso corpo sabe tratar.

Espero que tenham gostado do post. Estava a pensar tornar o tema da alimentação saudável e exercício mais recorrente aqui no blog porque no fundo é o primeiro e principal passo para a saúde e a beleza não é verdade? Digam-me o que acham! Beijinhos:)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)