domingo, 21 de julho de 2013

Como tirar o melhor partido dos saldos!

Com a época dos saldos a chegar no próximo mês e as lojas já inundadas com todo o tipo de promoções muitas vezes damos por nós afogadas numa onde de consumismo desmedido e compras feitas por impulso. Compramos sem experimentar e sem sequer pensar na utilidade do que comprámos. E no fim, chegamos a casa com coisas que muito provavelmente vamos usar uma vez na vida.
Assim o post de hoje é dedicado a este tema, dicas de como tirar o melhor partido dos saldos (e do vosso dinheiro!) de forma a comprarem o que precisam sem desperdiçar um tostão.



1) Limpa o teu guarda roupa e procura inspiração. Antes de te dirigires a correr para as lojas é importante que faças uma limpeza ao teu guarda roupa e vejas quais as peças que te fazem falta (se precisas mais de comprar camisolas, calças etc..) e procura alguma inspiração de looks, por exemplo, em sites como o Chicisimo ou o Lookbook. Isto vai dar-te uma ideia bem clara do que precisas e também do género de peças que gostas e como as podes usar no dia a dia.

2) Faz uma lista. Depois do primeiro paço feito este será fácil. Agora que já sabes do que precisas e o que queres o melhor é fazer uma lista para que durante as compras não te percas e acabes por comprar coisas que não necessites e te esqueças de coisas que realmente te são necessárias.

3) Estabelece um orçamento. Faz contas e vê quanto podes gastar, depois levanta esse dinheiro e deixa todos os cartões de crédito e débito em casa. Assim tens a certeza que não vais ultrapassar o teu orçamento.

4) Estabelece prioridades. As coisas que realmente precisas e que tem mais urgência ou aquela peça que adoras de paixão e que sabes que irá esgotar rapidamente devem ser adquiridas no início dos saldos. Os restantes básicos ou peças sem tanta prioridade podem ser deixadas para mais tarde quando os preços já baixaram um pouco mais.

5) Escolhe um dia calmo. Os saldos são algo quer precisam definitivamente de tempo e paciência por isso escolhe um dia em que não estejas atarefada pois isto permite-te despender um pouco mais de tempo a visitar as lojas, a comparar preços e a procurar as peças da tua lista. Outra conselho é evitares os fins-de-semana, dias normalmente mais movimentados quando entrar no centro comercial significa confusão.

6) Opta por um look confortável. Isto permite-te estar mais disponível para experimentar roupa do que se tiveres um outfit imensamente complicado de voltar a vestir. Eu por exemplo gosto de levar um top básico e umas legging e quanto a calçado umas sabrinas ou umas botas rasas. Este género de roupa permite-te não só estares confortável e disponível para experimentar um maior número de peças como também (visto que são tudo peças básicas) ver como ficariam as peças que pensas comprar no dia-a-dia conjugadas com outras.





7) Experimenta sempre antes de comprar. Isto é importante, mesmo muito. A melhor maneira de não comprares uma peça que não te serve ou não te favorece é experimentar antes de comprar. Assim evitas chegar a casa com aquela peça que adoras-te e aperceberes-te de que aquele não era o número ou modelo mais indicado e depois a peça andar aos trambolhões no teu roupeiro sem nunca ter sido usada.

8) Pensa na próxima estação. Muitas lojas, sobretudo online, durante os saldos, oferecem peças de todas as estações por isso, antes de ires ás compras, podes aproveitar e pesquisar um pouco sobre as tendências da estação que se segue e procurar peças que se adaptem. Acreditem isto pode ajudar-vos a poupar bastante dinheiro.

9) Aproveita também os saldos na cosmética.  Normalmente as perfumarias e outras lojas de cosmética oferecem também descontos por esta altura o que significa que pode ser uma boa oportunidade para comprar mais que uma unidade daqueles produtos que usas no teu dia-a-dia a um preço mais em conta.

10) Investe em peças de qualidade agora a um preço mais baixo. Aquelas calças de ganga super caras mas que te deixam com uma figura invejável ou aquele casaco que adoras mas pelo qual te custa dar tanto dinheiro podem ser bons candidatos à tua lista até porque, normalmente, se são mais caros significa que têm uma melhor qualidade e durarão uns bons anos pelo que podemos aproveitar os saldos e comprá-los por um preço mais simpático.

11) Aproveita para comprar pijamas, roupa de desporto, e roupa interior. Este tipo de peças deteriora-se facilmente com o tempo e o uso. Isto significa que de tempos a tempos necessitam de ser substituídos e se realmente tem de ser é melhor que sejam por um preço mais baixo e para isso nada melhor que os saldos!






12) Se fores indecisa leva companhia. Se fores aquele tipo de pessoa que nunca consegue decidir o que comprar e o que lhe fica bem e precisa sempre de uma opinião alheira leva uma amiga contigo ás compras, no entanto garante que ela tem paciência para isso e está disposta a despender esse tempo sem te apressar porque caso não esteja a sua presença pode acabar por ser contra-producente.

13) Pensa bem antes de comprar. Analisa sempre bem a peça e o seu material mas sobretudo o seu valor de uso, isto é a quantidade de outfits diferentes que vais poder fazer com ela. Se dessa avaliação resultar menos de 2/3 outfits é porque provavelmente essa peça não vale a pena. De que vale ser uma pechincha se depois acabas por usá-la só uma vez ou ela nem chegar a sair do armário?!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)