quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A cada cabeça sua sentença!

Há quem diga que qualquer champô serve, que qualquer um limpa e que o que faz diferença num tratamento para o cabelo são os produtos que se usam depois da lavagem para hidratar. Eu digo que não!
Existem diversos tipos de champô, com fórmulas, texturas e propósitos muito diferentes e também com diferentes capacidades de limpeza.
É verdade que a principal função de um champô é limpar o cabelo e o couro cabeludo e eliminar os resíduos ai presentes, no entanto a função do mesmo pode ir muito além disso pois pode mudar completamente o efeito de um tratamento, sem contar que este entra em contacto directo com o couro cabeludo e todos sabemos que um couro cabeludo saudável é a base para um cabelo saudável.
Nenhum tratamento funciona num cabelo sujo por isso pode considerar-se que o champô prepara o cabelo para o tratamento ser eficaz. Mas hoje em dia, cada vez mais, os champôs não são formulados apenas para limpar, cada vez mais se assiste à formulação de champôs que tratam enquanto limpam.
Podemos dividi-los assim em 4 categorias:



Champôs anti-residuos: limpa muito profundamente abrindo as cutículas do cabelo e por isso mesmo se usado em excesso pode provocar ressecamento. Deve ser utilizado no máximo uma vez em cada 15 dias nos cabelos mais oleosos e 1 vez por mês nos cabelos secos e preferencialmente antes de um tratamento hidratante.

Champô transparente: podem até ter cor mas são como o nome indica transparentes. Não abrem as cutículas do cabelo como os anteriores mas limpam bem o cabelo e deixam-no solto e leve. Normalmente são indicados para cabelos oleosos mas  as meninas com cabelo mais seco que normalmente usam produtos mais pesados no cabelo (como máscaras mais fortes e condicionadores leave-in e ainda óleos de tratamento antes e após a lavagem) podem e devem usar uma vez por semana para tirar os resíduos do cabelo revitalizando-o. Também podem ser usados antes de um champô de tratamento. Em cabelos normais que não estejam pintados podem perfeitamente ser usados sempre que se lava o cabelo.

Champô perolado: é um intermédio entre o champô transparente e o champô leitoso, fazem uma limpeza mais suave e já contêm em si alguns agentes condicionantes e de tratamento. Não limpam como os anteriores dai quando se usa um champô destes é aconselhável que  se use um transparente pelo menos uma vez por semana (pode ser usado antes deste, fazendo-se assim duas lavagens).

Champô leitoso: estes champôs têm baixo poder de limpeza e normalmente têm funções especificas como alguns anti-caspa, ou para cabelos pintados, ou cabelos muito secos ou ainda para disfunções do couro cabeludo como por exemplo eczema. No entanto será aconselhado utilizar um champô transparente primeiro caso contrário o cabelo vai perder leveza e com o tempo tornar-se oleoso.

Como podem ver nem todos os champôs são o correto e por vezes o nosso cabelo fica apagado, sem brilho ou mesmo seco apenas porque estamos a usar o champô errado ou da maneira errada. Que champô usam? Dá bom resultado? Espero ter ajudado :)

1 comentário:

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)