sábado, 24 de agosto de 2013

Especial regresso ás aulas - Como ser bom aluno + dicas de estudo

E o especial regresso ás aulas continua, desta vez com um post sobre o principal motivo pelo qual vamos ás aulas, e estudamos, ser bons alunos e ter bons resultados!
Vou fazer este post universal, isto é, a abranger desde o terceiro ciclo até à universidade e por isso quero que tenham em conta que isto são apenas dicas, não métodos infalíveis e que o tempo de estudo e mesmo a maneira como se estuda e a regularidade do mesmo vão aumentando com o passar dos anos e com o aumento do nível de dificuldade e de exigência por isso por favor tenham presente que por exemplo o 11º é muitíssimo mais exigente que por exemplo um 9º  e que como consequência é preciso dedicarem-se mais e trabalharem mais, já para não falar obviamente da faculdade. Eu ainda não ando (vou entrar este ano se correr tudo bem)  mas tenho muitas amigas que já andam e sei que não é nada, nada fácil e que é preciso dedicação e muito trabalho.
Vamos então passar ás dicas?


Na Aula:

  • Não faltar. É muito importante ir ás aulas, mesmo que não se ouça tudo o que o professor diz alguma coisa certamente irão ouvir e apreender. Por isso é sempre melhor comparecer ás aulas. Até porque até porque até a secundário a presença é conta como assiduidade e por isso, pode em aso de dúvida, influenciar a vossa nota!
  • Tentem sempre estar atentas, nem sempre é fácil mas tentem.. e se por acaso não conseguirem estar atentas durante toda a aula tentem pelo menos ouvir quando o professor explica matéria nova ou quando vos está a esclarecer alguma dúvida e durante o resto da aula podem desligar um pouquinho.
  • Não se esqueçam de tirar apontamentos, se o professor escreve no quadro é porque é importante e por isso deve merece que vocês copiem para o vosso caderno.
  • Façam os exercícios quando o professor vos mandar, eles servem para vocês porem em prética aquilo que acabaram de ouvir e para detetarem as vossas dificuldades. Primeiro tanta faze-los sozinhos e se não conseguires ai sim pede ajuda a um colega ou ao professor, mas esforça-te primeiro!
  • Arquivem todas as fichas que o vosso professor vos der, de preferência junto da matéria a que estas correspondem, se isso não for possível coloquem sempre a data, assim á mais fácil relacioná-las com a matéria.
  • Apresenta sempre as tuas dúvidas! É muito importante que se tenhas dúvidas as esclareças junto do teu professor. Essas dúvidas podem ser a tua desgraça nos testes por isso o melhor é sempre perguntar!





Em casa:


  • Tentem estudar todos os dias pelo menos uma hora (este tempo pode aumentar em altura de testes e também, claro vai aumentando consoante o grau de ensino em que andam).
  • Escolham bem o vosso local de estudo, tem de ser bem iluminado, de preferencia por luz natural, tem de estar sempre limpo e organizado e tem de ser longe das áreas tecnológicas. Mantenham o telemóvel e pc desligado enquanto estudam.
  • Sublinhem e façam resumos e esquemas. É uma boa maneira de estudar e ajuda-vos a ter sempre a matéria organizada para a altura e testes. Além de que os esquemas e as cores com que sublinhamos ajudam á memória visual. 
  • Façam muitos exercícios e muito variados de modo a testarem as vossas capacidades e a verificarem se perceberam a matéria e assim poderem encontrar as vossas dúvidas que como já disse devem expor ao vosso professor. Isto é sobretudo importante em disciplinas como matemática ou física e química.
  •  Façam todos os dias os trabalhos de casa, se o professor os mandou é porque acha que são úteis e além disso ajudam-vos a manter a matéria em dia!
  • Se gostarem e conseguirem concentrar-se de vez em quando marquem m grupo de estudo (no máximo 4 pessoas), assim podem ajudar-se uns aos outros e tirarem dúvidas.
  • Parece cliché mas manter uma alimentação equilibrada, beber 1,5L e água por dia dormir pelo menos 8h por noite e tomarem sempre o pequeno almoço vai ajudar á concentração e consequentemente ao rendimento escolar.
Espero que tenha sido útil minhas queridas! Têm alma dica extra a acrescentar?
Beijinhos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)