domingo, 29 de setembro de 2013

A base perfeita - Como escolher e como aplicar

Meninas antes de mais eu peço-vos imensas desculpas, eu sei que tenho deixado o blog um pouco ao abandono mas ainda não me ambientei bem com a faculdade, as novas rotinas e tudo mais, mas estou a tentar, prometo-vos!
Hoje achei que seria boa ideia falar-vos de base. É provavelmente a etapa de maquilhagem que mais se utiliza no dia a dia porque afinal todas sonhamos com a pele perfeita e a base uniformiza o nosso tom de pele e disfarça imperfeições... No entanto a base é também o item de maquilhagem que mais dá problemas na hora da escolha. Não só no tom, como a fórmula e também na aplicação. Hoje vou abordar estes 3 temas principais aquando da escolha de uma base e da sua aplicação.



A fórmula:


Uma base até pode ter a cor perfeita para ti, se tiver a formulação errada pode provocar o desastre total na nossa pele.
Diferentes formulas funcionam para diferentes tipos de pele por isso é preciso ter muito cuidado quando decidimos comprar esta ou aquela base só porque ouvimos uma blogger ou uma guru do youtube falar maravilhas sobre ela! É preciso ter sempre em conta o nosso tipo de pele. Uma base que é perfeita para uma pele oleosa ficará terrível numa pele seca pois não é adequada para ela.

Consoante a formula da base esta terá um determinado acabamento que pode ser ou não ideal ao teu tipo de pele. É por isso importante ler bem os rótulos e caso apenas isso não vos esclareça testar a base. Existem 5 acabamentos distintos. Estes são:

Acabamento matte: Muito indicado para peles oleosas. As boas bases matte têm realmente um acabamento fosco e não deixam mesmo nenhum vestígio de brilho no rosto. No entanto para o dia a dia podem ser pouco naturais e deixar um aspecto de demasiada maquilhagem.
Acabamento semi-matte: Deixam um aspecto seco no rosto mas não tão seco como as matte. Retira o brilho do rosto mas deixa transparecer alguma luminosidade.São ideais para peles mistas a oleosas
Acabamento natural: Funcionam muito bem para peles normais a mistas.
Acabamento luminoso: São ótimas para pele seca pois na sua maioria têm partículas refletoras de luz que devolvem a luminosidade á pele apagada.
Acabamento  acetinado: São muito boas para pele mista a seca pois refletem a luz se necessariamente ter partículas refletoras sendo por isso mais discretas mas dando um aspeto muito bonito á pele.




Além do acabamento é importante ter em conta a capacidade de cobertura da fórmula.
Existem 3 tipos de cobertura:

Cobertura leve: Consegue igualar o tom de pele a a quem não tenha grandes imperfeições nem hiper ou hipopigmentação nem rosácea. Algumas têm poder de construção e  podemos, com camadas finas construir uma cobertura até média. É a mais natural.
Cobertura média: São as mais versáteis. Igualam o tom de pele e ainda conseguem uniformizar imperfeições, hiper e hipopigmentação e rosácea. Misturando-as com um pouco de hidratante chegamos a uma cobertura leve, aplicando-as com um pincel e em camadas finas conseguimos construir uma cobertura quase total.
Cobertura alta: Cobrem tudo, até a pele! Mas não são necessariamente as melhores atenção. Podem tornar-se muito artificiais para o dia a dia, sejamos realistas, se não têm um evento especial, um casamento, alguma coisa do gênero porque colocar uma máscara!?

Há que salientar que como é obvio podemos construir cobertura ou tornar a cobertura menor facilmente, no entanto e por uma questão de praticidade o melhor é analisar bem qual faz mais sentido comprarem consoante as vossas necessidades do dia-a-dia. Eu pessoalmente prefiro as bases semi-mates com cobertura média pois para o meu tipo de pele é o que funciona melhor e também são as mais versáteis (em termos de cobertura).
Além disto é importante ver outras coisas na formulação da base, por exemplo se tiverem  a pele com tendencia acneica procurem na formulação palavras como: sem óleo, não comedogênica. E se tiverem a pele seca procurem coisas como: hidratante, que não seca e etc..

A tonalidade:


Nem sempre o tom da base tem de ser exatamente igual ao tom de pele do rosto! Por exemplo, existem três tipos de tons, os rosados, os amarelados e os neutros. Por vezes o tom do nosso rosto não corresponde em totalidade ao tom de pele d resto do nosso corpo e visto que a ideia é uniformizar, a base deve ser escolhida de forma a tornar o vosso rosto da mesma cor que o resto do vosso corpo. A melhor maneira de testar uma base é junto á linha de maxilar e com luz natural deixando-a secar e esperando para ver como se comporta. Se oxida, se mantêm a cor, se transfere etc.. 
A baixo deixo um vídeo sobre como saber qual é o vosso tom, está em inglês mas espero que entendam, não encontrei em português nenhum que explicasse assim tão bem.



A aplicação:


A aplicação pode tomar várias formas, sendo que as mais usuais são:

1) Esponja
2) Pinceis
3) Á mão

Antes de escolher  método de aplicação, o mais importante é ter a pele cuidada! Antes de aplicar a base, sobretudo se for de manhã convêm fazer uma rotina de limpeza-tonificação-hidratação.
Só assim a pele irá receber a base convenientemente. Se tiverem possibilidade apliquem um primer, este ajuda a colmatar poros abertos, e irregularidades e torna a aplicação da base mais fácil e mais perfeita.
Agora podem aplicar a base. Comecem aos poucos, seja qual for o método que tenham escolhido, eu pessoalmente no dia-a-dia gosto de utilizar as mãos pois torna-se mais fácil e natural, já para uma festa ou saída é noite prefiro os pinceis (vou fazer um post sobre pinceis de base em breve) e comecem pelo centro do rosto espalhando devagarinho e em pequenas áreas de cada vez construindo camadas se necessário. Por fim continuem a aplicar até ás raizes do cabelo, e à linha de maxilar, nunca esquecendo de espalhar bem para não formar linhas! Arrastem a base até á zona do pescoço se necessário.




Dicas extra:  

  • Não comprem uma base por impulso! Nem sempre o que é bom para os outros funciona em nós.
  • Pele boa = base boa. Uma pele cuidada é o melhor começo para uma base bem aplicada.
  • A função da base é uniformizar  tom de pele mas não esconde-la. O efeito máscara é de evitar.
  • Observem sempre a base á luz natural. Luzes artificiais enganam e muito!
  • O segredo de uma base bem conseguida é o quanto ela está fundida com a pele. Para isso é necessário esfumá-la até pele e base serem uma só.
  • Não acreditem em tudo o que a pessoa que vos está a vender a base diz. Procurem informação nos rótulos, testem e comprem conscientemente.

Bem meninas é só. Eu sei que foi um pouco extenso mas este assunto tem muito pano para mangas! Espero que tenham gostado.
Beijinhos!

2 comentários:

  1. Olá!

    podias fazer um post sobre algumas bases que aconselhas e onde as podemos comprar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Apesar do blog agora andar a meio gás eu vou fazer todos os possíveis para tentar ter esse post no blog ainda esta semana! Beijinhos :)

      Eliminar

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)