quarta-feira, 2 de julho de 2014

Essenciais de uma pele perfeita




Olá minhas queridas. Ando ausente eu sei, mas tenho andado superocupada com a faculdade e não tem dado para aparecer por cá, mas hoje finalmente consegui trazer-vos um post. Quantas de nós não andamos loucas na busca por uma pele limpa, fresca, hidratada e sem quaisquer imperfeições? Acho que todas! No entanto, no meio de tantos produtos e dicas ficamos sempre um pouco confusas e sem saber o que escolher. Hoje vim, por isso, trazer-vos um post sobre as rotinas de rosto que podemos e devemos adotar, não sobre nenhum produto especifico mas sobre que tipo de produtos, e em que altura os devemos usar.
Então, não importa que tipo ou em que estado a vossa pele esteja, ela precisa de ser cuidada 2x ao dia, uma quando acordam e antes da maquilhagem e outra antes de deitarem depois de removerem a maquilhagem.

De manhã


De manhã o principal objetivo é eliminar os óleos produzidos durante a noite, o suor, e os restos dos tratamentos da noite passada e hidratar e proteger a pele para o dia que começa e para as agressões que a pele terá de enfrentar. Então a rotina da manhã deve ter no mínimo 5 passos sendo que o ideal é mesmo ter 6. São eles:

Limpeza: quer seja com um gel de limpeza (indicado sobretudo para peles oleosas), um leite de limpeza e algodão (para peles secas) ou uma água mincelar (para quase todos os tipos de pele mas sobretudo bom para as mais sensíveis)  a pele deve ser limpa depois de acordarmos. Durante a noite cria-se na pele uma barreira de óleos, cremes e suor que deve ser limpa (sobretudo em peles oleosas, mistas e acneicas) visto que pode levar a poros obstruídos e não deixa os produtos de dia serem corretamente absorvidos.

Tónico: Limpa os poros em profundidade removendo todas as impurezas que o passo anterior possa ter deixado para trás. Fecha os poros evitando assim imperfeições e que estes se vejam. Se for um tónico exfoliante ainda melhor, visto que faz uma suave exfoliação química que evita que restos de pele morta se acumulem nos poros e causem imperfeições e perda de luminosidade na pele sem irritarem a mesma.

Sérum hidratante (o paço mais opcional) : um sérum é uma espécie de creme mas mais líquido e de fácil absorção que penetra nas camadas mais interiores da pele tratando-as de forma bem mais eficaz visto que os cremes não conseguem chegar tão longe tratando sobretudo as camadas superiores. De manhã deve ser hidratante e não ter tratamento pois vai entrar em contacto com o sol e como os séruns têm uma maior concentração de ingredientes ativos este contacto deve ser evitado sobretudo em casos de acne e manchas pois estes têm normalmente ácidos que em contacto com o sol podem danificar a pele.

Creme de dia: Este deve ser, tal como o sérum, hidratante e com função protetora da pele das agressões externas. Deixem mais uma vez os cremes mais de tratamento para noite e apostem em cremes leves, de rápida absorção, sem aspeto oleoso e que forneçam água a pele. Sem óleo para peles oleosas e acneicas e com óleos hidratantes para peles secas.

Creme de olhos: A pele dos olhos é mais fina, mais sensível e necessita de cuidados especiais visto que rapidamente fica seca e desidratada como assoberbada com produto por isso é importante um cuidado especifico para esta zona.

Protetor Solar: se for protetor solar físico deve ser colocado depois do hidratante e antes da maquilhagem, mas se for químico deve ser colocado depois do sérum e antes do hidratante por isso informem-se acerca do vosso. Este é  importantíssimo  para proteger a pele do sol que causa manchas, hiperpigmentação, envelhecimento cutâneo precoce e nos piores casos melanoma. É verdade que já existem cremes de dia com proteção e até maquilhagem mas estes na sua maioria não tem SPF suficiente. A pele do rosto é muito delicada e Portugal tem um clima mediterrânico pelo que o SPF usado no rosto deve ser de pelo menos 30 em morenas e 50+ em loiras e ruivas de pele clara.


De noite

Desmaquilhante de olhos e de rosto: Para quem usa maquilhagem todos os dias ou para quem usa apenas em ocasiões especiais, não importa! Devem usar um desmaquilhante para a remover sempre que a usarem, isto porque o vosso gel de limpeza, ou leite de limpeza não estão formulados para derreter a maquilhagem e remove-la e sem dúvida irão ser incapazes de a remover toda. Eu pessoalmente adoro usar óleos desmaquilhantes (mesmo tendo a pele oleosa). Remove totalmente a maquilhagem,não irrita a pele, não necessita de algodões (visto que a maioria se remove com água sem deixar resíduos) e ainda hidrata.

Limpeza:  Igual á manhã, ou podem usar um exfoliante suave que remova impurezas e células mortas em profundidade e prepara pele para receber mais eficazmente os tratamentos de noite. É no entanto de ressaltar que os exfoliante só deve ser usado no máximo 1x por semana em peles oleosas e apenas 2 x no mês para peles secas.


Tónico: Igual á manhã

Sérum tratamento: Esta é a altura de tratarem a vossa pele e de a mimarem. Quer tenham acne, pele seca, sensível, esta é uma boa altura de aplicarem um sérum que seja formulado para os vossos problemas. Se forem daquelas abençoadas com uma pele sem grandes problemas podem usar o mesmo sérum hidratante  que usaram de manhã. Tal como já disse o sérum tem uma maior concentração de ingredientes ativos e atua mais em profundidade na pele pelo que quando aplicado de noite,quando as células da pele se regeneram tem um efeito muito benéfico.

Creme de noite: Deve ser mais rico do que o de dia, exatamente porque é nesta altura que a pele necessita de tudo o que lhe possamos dar para a ajudar a regenerar se e a estar no seu melhor. Escolham um adequado as vossas necessidades mas não descurem a hidratação. Não deve ter fator de proteção solar porque seria apenas um químico a mais a sobrecarregar a pele.

Creme de olhos:  igual ao de dia.


Claro que não têm (nem devem!) ir a correr comprar estes produtos todos porque em menos de uma semana iriam deixar de usar tudo. Não, cuidar da vossa pele deve ser uma rotina adquirida aos poucos e um hábito construído.Eu diria que se tivesse de escolher 3 destes paços pra começarem eles seriam limpeza, hidratante de rosto e hidratante de olhos, mas tudo depende dos vossos problemas de pele.

Se quiserem ver a minha rotina de pele deixem um comentário neste post!
Espero que tenham gostado meninas*
Beijocas <3 p="">

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)