sábado, 17 de agosto de 2013

Organização do guarda-roupa

 Um problema com o qual nos deparamos inúmeras vezes  é como arrumar, e sobretudo, manter arrumado o nosso roupeiro. Porque muito raramente somos possuidoras de uma divisão inteira para esse efeito e a maioria tem roupeiros relativamente pequenos torna-se praticamente imperativo ter um método de arrumação e manter o nosso espaço arrumado caso contrário facilmente se instala o caos e a desordem e a tarefa de escolher roupa de manhã acaba por se tornar numa verdadeira caça ao tesouro!

Como eu própria tenho um roupeiro pequeno e que facilmente ficava desarrumado fui obrigada a desenvolver esse tal método de arrumação.Hoje em dia o meu armário está arrumado e não me custa nada fazer a manutenção. Então hoje venho partilhar esse método com vocês.





  • A melhor maneira de começar é com um roupeiro vazio por isso o melhor é retirar todas as peças para fora e colocá-las por exemplo em cima da cama (o mesmo se aplica a gavetas e outras formas de arrumação que tenham). Ter tudo disposto à vossa frente vai ajudar-vos a ver o que têm realmente.

  • Agora que já sabem a roupa que possuem é tempo de fazer uma selecção. Dividam a roupa em 3 montinhos, um para aquilo que usam, gostam e ainda está em bom estado, outro para a roupa que já não gostam, não servem ou não se enquadra no vosso estilo mas que está em bom estado e que pode ser doada ou vendida e outro para a roupa que está em mau estado e deve ser deitada fora. Não sejam demasiado agarradas às peças, se não usaram no ultimo ano está na altura de se desfazerem delas, pois estas estão a ocupar espaço precioso!
  • Agora que o monte provavelmente estará mais pequeno é altura de dividir as peças em dois novos montes: um de Primavera/Verão e um de Outono/Inverno, deixar no roupeiro o monte correspondente à estação em que se encontram e guardar o outro em caixas de arrumação fechadas que podem colocar de baixo da cama ou noutra divisão que se destine à arrumação, assim não irão apanhar pó nem sujidade.
  • O monte correspondente à estação actual deve ser ainda separado por categorias: sobretudos, casacos de malha, camisolas de manga comprida, camisolas de manga curta, blusas e camisas, vestidos, calças, saias e calções...
  •  As calças, sobretudos, casacos, blaizers, camisas e blusas devem ser colocadas em cabides e penduradas, já as peças de malha, camisolas de manga comprida e curta, calções e saias devem ser colocados devem ser dobrados e colocados em gavetas separadas por tipo, isto é, malhas numa gaveta, camisolas noutra, saias e calções noutra e assim sucessivamente.
  • Os vestidos de festa e casamentos e assim devem, de preferência, ser pendurados em cabides e cobertos com aqueles sacos de plástico propositadamente feitos para esse efeito. Isto impede os vestidos de ganhar nódoas e de se danificar.




  •  Agora que a roupa está organizada é altura de fazer o mesmo com os acessórios. Lenços e cachecóis devem ser guardados em caixinhas ou cestos de arrumação ou ainda em gavetas, se tiverem muitas disponíveis. Estas caixinhas ou cestos de arrumação podem ser facilmente encontrados em lojas que vendam coisas para a casa ou até em hipermercados e normalmente são bem amigas da carteira. Arruma-los assim, e de preferência separados, lenços numa caixa e cachecóis noutra facilita quando precisares de encontra-los. O mesmo se aplica aos cintos.
  • A roupa interior deve também ficar separada por gavetas ou caixinhas como as que falo acima. Assim fica organizada e fácil de encontrar.
  • Uma dica extra é etiquetar as caixas, assim não precisas de abrir todas para encontrares o que queres, basta ler o que diz a etiqueta.


Desde que organizei o meu guarda-roupa desta forma ele mantém-se muito mais arrumado, muito mais tempo e sem ser necessária quase nenhuma manutenção!
Espero que tenha sido um post útil. E vocês vão experimentar?
Beijinhos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem a vossa opinião, dúvida ou sugestão :)